Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494

Palavras-chave:

História da educação. Biografia. Deficiência visual.

Resumo

Biografou-se Maria de Lourdes Fernandes enfatizando a sua formação educativa em meio às relações machistas, ao bullying e à exclusão escolar (1969-2019). O estudo amparou-se teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas com a biografada. Reconstituiu-se uma trajetória que desvela particularidades da história de vida de Maria de Lourdes, enfrentando vários desafios. Como estratégias de superação, persistiu nos estudos e tornou-se técnica de Enfermagem, pedagoga e escritora respeitada. Sua biografia revela percalços individuais que se imbricam com a história de uma coletividade de mulheres pobres, interioranas e deficientes, as quais foram historicamente motivadas a não progredir na educação formal.

 

Biografia do Autor

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. 

 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). 

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 474–494, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10180. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.