A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p249-269

Palavras-chave:

Transversalização curricular, Educação Ambiental, Ensino Religioso.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma análise, a partir da compreensão de um grupo de professoras atuantes no componente de Ensino Religioso, se a temática ambiental poderia ser integrada nos conteúdos curriculares desta área e em suas práticas didático-pedagógica para o desenvolvimento de um processo de transversalização curricular da Educação Ambiental. A pesquisa se materializou mediante um estudo qualitativo e a aplicação de entrevista semiestruturada com um grupo de 6 (seis) professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (PR). Nos resultados, contatou-se que as professoras identificam pontos de convergência entre o conteúdo do Ensino Religioso e os temas ambientais, o que denota potencialidades a serem exploradas para os avanços nas ações que envolvem a transversalidade curricular.

Biografia do Autor

Claudia Lourenço Gomes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Graduada em Pedagogia (2013). Especialista em Docência do Ensino Superior (2020). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2017). Professora da Rede Minicipal de Ensino de Curitiba.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Possui formação de Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); Pós-doutorado (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Pós-doutorado na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018).Mestrado em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. 

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

GOMES, C. L.; TORALES CAMPOS, M. A. A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 249–269, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p249-269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11988. Acesso em: 12 ago. 2022.

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Artigos