Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Kecielly Cristina Santos Gonçalves Rangel Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista
  • Sandra Regina do Amaral Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293

Palavras-chave:

Pandemia do COVID-19, Ensino remoto, Prática educativa

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar desafios impostos à prática educativa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir da perspectiva de professores de História, que atuam no 1º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais. Entendemos que muitos são os desafios impostos aos professores para a ressignificação da prática educativa, por isto buscou-se compreender o cenário atual e o processo de implantação do ERE e conhecer percepções dos professores participantes diante dos desafios que surgiram com a pandemia do COVID-19. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Os resultados apontam para dois principais desafios que se interligam: os esforços e excesso de trabalho por parte dos professores, que não alcançam o resultado esperado, diante da pouca participação do estudante, tornando preocupante o nível de aquisição de conhecimentos.

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Publicado

31/08/2022

Como Citar

CRISTINA SANTOS GONÇALVES RANGEL, K.; REGINA DO AMARAL, S. . Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 279–293, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12729. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos