Educar com histórias
narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47Palavras-chave:
Autobiografia, Narrativa, Educação, InfânciaResumo
A contribuição pretende evidenciar a temática da prática da narrativa e da autoescrita como atividade educativa e didática dirigida, em particular, a meninas e meninos. A pedagogia da autobiografia tratou da infância apenas dos últimos anos, pois desde a década de 80 do Século XX, a pesquisa e a formação autobiográfica se desenvolveram principalmente no campo da educação de adultos. As práticas de narração e escrita autobiográfica, hoje, configura-se como dispositivos nodais para a ativação de percursos educacionais voltados para a reflexividade e maior autoconsciência desde a infância e em todas as idades, com métodos e objetivos diversos.
Referências
BENELLI, C. Philippe Lejeune. Una vita per l’autobiografia, Unicopli, Milano, 2006.
BENELLI, C.; COPPOLA, P. Despliegues acerca de la memoria: polifonías necesarias, CRANN, Santiago del Chile, s/d.
BENELLI, C.; GIJON, M. (a cura di), (in)Tessere relazioni educative. Teorie e pratiche di inclusine in contesti di vulnerabilità, Franco Angeli, Milano, 2020.
BENELLI, C.; PONA, A. (a cura di), Costruire sistemi inclusivi. Percorsi educativi, didattici ed etnoclinici nelle scuole plurali a Prato, Anthology Digital Publishing, Prato, 2020.
BIFFI. Scritture adolescenti. Esperienze di scrittura nella scuola secondaria, Erickson, Trento, 2010.
BRUNER, J. La ricerca del significato. Per una psicologia culturale, Bollati Boringhieri, Torino, 1992.
DEMETRIO, D. (a cura di), Per una pedagogia e una didattica della scrittura, Unicopli, Milano, 2007.
DEMETRIO, D. Educare è narrare. Le teorie, le pratiche, la cura, Mimesis, Milano, 2012.
DEMETRIO, D. Raccontarsi. L’autobiografia come cura di sé, Cortina, Milano 1996, p.10.
DEMETRIO, D. Ricordare a scuola. Fare memoria e didattica autobiografica, Laterza, Roma-Bari, 2003.
DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre. D’une autobiographie raisonnée aux prjets d’une recerche-action. Éditions Ouvrières, Paris, 1990.
DRAPERI, J.F. Parcourir sa vie. Se former à l’autobiographie raisonnée, Presses de l’économie sociale. Montreuil, 2011.
FORMENTI, L.; GAMELLI, I. Quella volta che ho imparato. La conoscenza di sé nei luoghi dell’educazione, Cortina, Milano, 1998.
JEDLOWSKI, P. Storie comuni. La narrazione nella vita quotidiana, Mondadori, Milano, 2000, p. 3.
KANEKLIN, C.; SCURATTI, G. Formazione e narrazione, Cortina, Milano, 1998.
LEJEUNE, P. Il patto autobiografico, Il Mulino, Bologna, 1986.
MORONI, I. Bambini e adulti si raccontano. Formazione e ricerca autobiografica a scuola, Franco Angeli, Milano, 2006.
POLSTER, E. Ogni vita merita un romanzo. Quando raccontarsi è terapia. Astrolabio, Roma, 1988.
SMORTI, A. Costruzione di storie e sviluppo della conoscenza sociale, Giunti, Firenze, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.