Educar com histórias

narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças

Autores

  • Caterina Benelli

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47

Palavras-chave:

Autobiografia, Narrativa, Educação, Infância

Resumo

A contribuição pretende evidenciar a temática da prática da narrativa e da autoescrita como atividade educativa e didática dirigida, em particular, a meninas e meninos. A pedagogia da autobiografia tratou da infância apenas dos últimos anos, pois desde a década de 80 do Século XX, a pesquisa e a formação autobiográfica se desenvolveram principalmente no campo da educação de adultos. As práticas de narração e escrita autobiográfica, hoje, configura-se como dispositivos nodais para a ativação de percursos educacionais voltados para a reflexividade e maior autoconsciência desde a infância e em todas as idades, com métodos e objetivos diversos.

Biografia do Autor

Caterina Benelli

Doutorado pela Universidade de Florença

Instituição - Universidade de Messina (Unime)

ORCID -  4Viadifabio

 

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

BENELLI, C. Educar com histórias: narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 37–47, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13371. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade