O DOCENTE COMO PROFISSIONAL REFLEXIVO: O PAPEL DA BIOGRAFIA FORMATIVA E PROFISSIONAL

Autores

  • Caterina Benelli Università degli Studi di Messina (UNIME)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p01

Palavras-chave:

Docente, biografia profissional, reflexividade

Resumo

Docentes que ensinam na escola contemporânea são chamados a responder a novas necessidades dos jovens estudantes e a emergências sociais cada vez mais complexas. Muito é exigido da figura profissional docente: solicita-se que acompanhem os estudantes na aprendizagem de conhecimentos disciplinares e na formação de futuros cidadãos. Os docentes necessitam sempre de mais formação universitária e de atualização adequada, precisam ser capazes de organizar uma didática atenta às necessidades de toda turma, sem excluir ninguém. Neste texto questionamos qual é o papel do docente e quais saberes, valores e teorias fundamentam e são requeridos à difícil tarefa de ensinar e educar na escola de hoje. Em um período histórico de grande atenção à Pedagogia da Autobiografia, parece interessante a reflexão sobre a história de vida docente (formativa e profissional) como forma de melhor compreender-se, para favorecer um maior conhecimento sobre seu próprio estilo educativo e de um agir profissional, nem sempre atento, no trabalho cotidiano em sala de aula. O método autobiográfico é um suporte para a reflexão sobre a própria ação docente, e também um auxílio para um possível percurso formativo de leitura de si pelos estudantes que se preparam para se tornarem futuramente professores/as.

Downloads

Publicado

29/12/2014

Como Citar

BENELLI, C. O DOCENTE COMO PROFISSIONAL REFLEXIVO: O PAPEL DA BIOGRAFIA FORMATIVA E PROFISSIONAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 01, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n12p01. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1576. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos