O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p204Palavras-chave:
Racismo, Escola, Prática DocenteResumo
Este artigo analisa a presença do racismo no contexto escolar, tendo em vista a mediação da prática docente. A partir de um estudo teórico, buscou-se problematizar como a escola e os professores podem contribuir, por meio da prática docente, para a afirmação da cultura afrodescendente no Brasil. Com base nos autores que já discorreram sobre o tema, compreendemos que o preconceito racial está presente nos espaços escolares, permeando discursos e práticas de alunos e professores, no sentido da naturalização das injustiças sociais. Consideramos que, apesar dos limites, os docentes podem lançar mão de práticas pedagógicas voltadas a superação do racismo, como a análise crítica de materiais didáticos e de discursos, bem como a reflexão interdisciplinar sobre a diversidade cultural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.