Memória, história e educação profissional: contribuições para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p217-231

Palavras-chave:

Memória, História, Educação profissional, IFCE

Resumo

O presente estudo propõe-se a discutir a relação entre memória e história, apontado a importância da memória para a educação profissional e seus sujeitos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento sobre a história do Instituto Federal do Ceará (IFCE), entendida a partir das memórias de sujeitos que participaram de sua construção. Desenvolvido com pesquisa bibliográfica, o ensaio traz um diálogo com a literatura especializada que serve de base para a discussão. Entende-se ser relevante esse olhar sobre o passado, tendo em vista que o ambiente escolar é um espaço dotado de vivências e experiências que vão além dos registros oficiais.

Biografia do Autor

Francineuma Guedes Candido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Profept, IFCE. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Especialização de Língua, Linguística e Literatura pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Fachhochschule Koeln - Alemanha (1996 a 1998), Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2002. É Especialista em Automação Industrial (2003), Licenciado em Física, em 2005, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (UFC, em 2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (UFC, em 2014) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha, pelo programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Atualmente é professor, pesquisador e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE - Campus Maracanaú e membro do corpo docente do ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica em rede nacional) e do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis.

Downloads

Publicado

25/04/2019

Como Citar

CANDIDO, F. G.; JUCÁ, S. C. S. Memória, história e educação profissional: contribuições para o debate. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 217–231, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p217-231. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4819. Acesso em: 20 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos