Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Alfabetização Cientifica, Produção Científica

Resumo

O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático.  Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do PPG Educação em Ciências - UFRGS, Mestre em Educação em Ciências, Especialista em Gestão Escolar e em Educação Infantil, Pedagoga e Bibliotecária.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências, 

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Química da Vida
Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação - Fabico - UFRGS

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e CNPq

BLOG: http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com

 

 

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Publicado

31/08/2019

Como Citar

PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. do R. F. Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 474–494, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7648. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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