Reflexões metodológicas para pesquisa em Redes de Políticas na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p511-522

Palavras-chave:

Metodologia crítica, Redes de política, Arqueologia

Resumo

Este artigo apresenta como diferentes vozes, imagens e documentos permitem observar a sequência de ligações entre enunciados, mobilidades, atores e fluxos na educação. A intenção é apontar uma possibilidade de análise que possa ajudar a compreender um contexto educacional tão complexo, seja na formulação das políticas educacionais, seja na outra ponta, a das práticas educativas, as quais acontecem em contextos reais, em escolas ou nas salas de aula afetadas pelas ações propostas por “redes de políticas”. As reflexões aqui descritas sugerem uma análise diferencial das modalidades de discurso, pois busca sua profundidade, reconhece as posições e as funções que os sujeitos ocupam, procura definir, no próprio tecido documental, unidades, conjuntos, séries e “jogos de relações”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do curso de Pedagogia. Leciona as disciplinas de Jogos e Brincadeiras na Infância e Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica. É Coordenadora da Educação Básica na Vice Reitoria e Membro do Conselho Superior da mesma Universidade. Tem interesse em pesquisas que tratem da formação inicial e continuada dos professores, Educação Infantil e Anos Iniciais, propostas curriculares e metodológicas para a Educação Infantil e Anos Iniciais. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança.

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

É professora da Universidade do Vale do Itajaí, desde 1985. Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é membro do conselho superior da Universidade do Vale do Itajaí, editora da revista Contrapontos, coordenação do PPGE da Universidade do Vale do Itajaí e professora titular da Pedagogia. Foi coordenadora do Forpred Sul de 2014 a 2016.

 

Letícia Veiga Casanova, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2001) e mestrado e doutorado em educação pela mesma universidade (2011). Faz parte do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criançca. Atualmente desenvolve o projeto de articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e trabalha com a formação continuada dos professores da educação básica, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil, o trabalho com os bebês, alfabetização e letramento, propostas curriculares para a educação infantil, organização dos espaços educativos, relação família e escola.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

SILVA, Sandra Cristina Vanzuita da; FERREIRA, Valéria Silva; CASANOVA, Letícia Veiga. Reflexões metodológicas para pesquisa em Redes de Políticas na Educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 511–522, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p511-522. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8362. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.