“Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p95-114Palavras-chave:
Educação Infantil. Alimentação. Relações de poder.Resumo
O objetivo do artigo é problematizar aspectos relacionados à alimentação infantil das crianças com atenção para as relações estabelecidas. Parte do pressuposto de que a alimentação carrega consigo uma gama de valores culturais, sociais, afetivos e comportamentais construídos historicamente que quando vividos institucionalmente pelas crianças pequenas produzem impactos na constituição de suas subjetividades. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com coleta de dados em uma instituição pública de Educação Infantil de uma cidade de médio porte da região centro-sul do Paraná, por meio de observações e fotografias. A reflexão, ancorada na perspectiva foucaultiana, nos ajudou a compreender que a alimentação está impregnada pela dinâmica do controle dos corpos infantis por meio de relações de dominação que desconsideram o respeito devido às crianças pequenas.
Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.