Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual

Autores

  • Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília http://orcid.org/0000-0003-3356-0998
  • Andrea Regina de Britto Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Rita Vitor Martins Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Joana Cristina Neves de Menezes Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Simone Maria Teixeira de Saboia-Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação inclusiva, Deficientes visuais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever a estrutura e analisar as contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de alunos com deficiência visual, tendo como participantes docentes e apoio técnico-pedagógico de Cristalina/GO. A cada encontro as participantes realizavam discussões e fichamentos, bem como o treinamento para produção de modelos 3D. Além do questionário na inscrição, outros 2 foram entregues, um ao final do curso, e outro após 1 ano. Como resultados, as participantes foram unânimes em afirmar que o curso foi útil e forneceu conhecimentos aplicáveis mesmo após um ano. Para atender as necessidades dos docentes é fundamental: espaço para estudo, atualização, e ensino de tecnologias inclusivas, versáteis e duráveis.

Biografia do Autor

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Mestra e Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp. Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professora no Instituto Federal de Brasília e do Programa de Mestrado em Ensino para a Educação Básica - IF-Goiano.

Andrea Regina de Britto Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduação em Geografia. Especialista em Políticas Públicas Mestre e Doutora em Geografia. Atualmente é Docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Maria Rita Vitor Martins Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão. Possui Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Cristalina.

Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura e mestrado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia.

Simone Maria Teixeira de Saboia-Morais, Universidade Federal de Goiás

Mestrado e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (USP) , pós-doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Titular do Depto de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

BARBOSA, M. L. de O.; COSTA, A. R. de B.; RODRIGUES, M. R. V. M.; FARIA, J. C. N. de M.; SABOIA-MORAIS, S. M. T. de. Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 67–92, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9864. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos