Início de carreira e a formação inicial docente

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18884

Palavras-chave:

Início de Carreira, Formação Inicial, Saberes Experienciais, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

Este artigo trata do processo formativo inicial docente e início de carreira de uma professora de Geografia, no que concerne à construção de saberes práticos e ao desenvolvimento profissional docente. O começo da carreira é um momento decisivo de permanência ou desencantamento, pois a construção de saberes ocorre a partir desse início da prática docente, sendo um período caracterizado por descobertas. Posto isso, questiona-se: como está sendo o processo inicial de carreira no desenvolvimento profissional de uma professora de Geografia atuante na Educação Básica? A partir disso, como objetivo buscou-se apresentar reflexões sobre o início de carreira de uma professora de Geografia e seus reflexos no desenvolvimento profissional, com ênfase na construção de saberes experienciais. O trabalho possui abordagem qualitativa, através de levantamento bibliográfico e relato de experiência. A fundamentação teórica deste relato foi subsidiada por Tardif (2007), Huberman (1992), Imbernón (2004), Nóvoa (2009) e Freire (2015). Por meio dos relatos, notou-se que as experiências vivenciadas através da participação em programas de iniciação à docência contribuíram para o fortalecimento teórico e prático para o ingresso na carreira na etapa seguinte. O começo do exercício revelou-se como um período construtor de saberes experienciais, desafiador e angustiante. Além disso foi decisivo para a permanência na profissão e influenciou toda a trajetória profissional. Diante do relato, foi possível constatar que as experiências formativas iniciais vivenciadas na entrada na carreira são estruturadoras de saberes práticos. Esse saberes são forjados cotidianamente entre incertezas, desafios e ritos na constituição da prática docente em sala de aula.

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Biografia do Autor

Luana Santos Sales, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora de Geografia da Educação Básica, no Ensino Fundamental - Anos Finais, e Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área de pesquisa/experiência: Ensino de Geografia, Cartografia Escolar e Educação de Jovens e Adultos.

Viviane Briccia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Espanha), com o tema Competências docentes e inovação para a Educação Científica. Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia. Tem experiência na Educação básica como professora de Física nos ensino Médio e Fundamental. Tem atuado no Ensino Superior, com a formação inicial de professores no curso de Pedagogia e outros, e também em propostas de Formação Continuada nos municípios da região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Realiza pesquisa nos seguintes temas: ensino de ciências, alfabetização científica nos anos iniciais, ensino por investigação e formação de professores. 

Humberto Cordeiro Araujo Maia , Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Licenciatura em Geografia (UNEB), especialização em Ensino de Geografia e em Geografia e meio ambiente, ambas pela UCAM, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (UNEB) e Doutorado em Geografia (UNESP), linha de pesquisa 2: Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar. É membro do grupo de pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas (UNEB) e grupo de pesquisa Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED (UNESP). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, atuando na graduação em Geografia, especialização em ensino de Geografia e Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia - LAHIGE; Editor Chefe da Revista do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia. Foi Gerente Acadêmico - PROGRAD (2019-2022), Coordenador do Comitê de Graduação (2019-2022), Recenseador Institucional (2019-2022) e Procurador Educacional Institucional (2019-2022) da Universidade Estadual de Santa Cruz. 

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SALES, Luana Santos; BRICCIA, Viviane; MAIA , Humberto Cordeiro Araujo. Início de carreira e a formação inicial docente: um relato de experiência. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18884, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18884. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18884. Acesso em: 25 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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