Início de carreira e a formação inicial docente
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18884Palavras-chave:
Início de Carreira, Formação Inicial, Saberes Experienciais, Desenvolvimento Profissional DocenteResumo
Este artigo trata do processo formativo inicial docente e início de carreira de uma professora de Geografia, no que concerne à construção de saberes práticos e ao desenvolvimento profissional docente. O começo da carreira é um momento decisivo de permanência ou desencantamento, pois a construção de saberes ocorre a partir desse início da prática docente, sendo um período caracterizado por descobertas. Posto isso, questiona-se: como está sendo o processo inicial de carreira no desenvolvimento profissional de uma professora de Geografia atuante na Educação Básica? A partir disso, como objetivo buscou-se apresentar reflexões sobre o início de carreira de uma professora de Geografia e seus reflexos no desenvolvimento profissional, com ênfase na construção de saberes experienciais. O trabalho possui abordagem qualitativa, através de levantamento bibliográfico e relato de experiência. A fundamentação teórica deste relato foi subsidiada por Tardif (2007), Huberman (1992), Imbernón (2004), Nóvoa (2009) e Freire (2015). Por meio dos relatos, notou-se que as experiências vivenciadas através da participação em programas de iniciação à docência contribuíram para o fortalecimento teórico e prático para o ingresso na carreira na etapa seguinte. O começo do exercício revelou-se como um período construtor de saberes experienciais, desafiador e angustiante. Além disso foi decisivo para a permanência na profissão e influenciou toda a trajetória profissional. Diante do relato, foi possível constatar que as experiências formativas iniciais vivenciadas na entrada na carreira são estruturadoras de saberes práticos. Esse saberes são forjados cotidianamente entre incertezas, desafios e ritos na constituição da prática docente em sala de aula.
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