Formação de professores nas escolas do campo na Transamazônica
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18959Mots-clés :
Educação do Campo, Tempo Comunidade, Comunidades Tradicionais, Pesquisa NarrativaRésumé
Este artigo analisa as experiências dos Tempos Comunidade no curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Etnodiversidade, Campus de Altamira, com o objetivo de compreender como as narrativas produzidas pelos discentes articulam saberes locais, desafios estruturais e a formação de professores por área de conhecimento. A pesquisa qualitativa fundamenta-se na análise de relatórios elaborados no contexto dos Tempos Comunidade, realizados nas escolas do campo no município de Anapu, Transamazônica, interior do Pará. Os resultados destacam o potencial dessa experiência formativa em promover uma educação contextualizada e inclusiva, fortalecendo a relação entre escola e comunidade. Conclui-se que tais práticas contribuem para a valorização da diversidade e o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais do interior da Amazônia.
Téléchargements
Références
ARAUJO, Alcinei da Silva; DAMACENA, Fabíola Aparecida F; ROCHA, Carla S. Giovana. Os desafios dos sistemas educacionais adotados no Ensino Médio Modular no campo na Escola Rui Barbosa, Medicilândia, Pará. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 6, p. e11877, 2021. DOI: 10.20873/uft.rbec.e11877. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/11877. Acesso em: 5 abr. 2025.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1). p. 197–221.
BOURDIEU, Pierre. The Forms of Capital. In: Richardson, J. Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Greenwood, 1986.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 dez.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2024.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CALDART, R. S. (2009). Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/ Acesso em: 5 abr. 2025.
DAMACENA, F. A. F. Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu: interfaces entre memória e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. 149 p. ISBN 978-65-265-1430-6 (Impresso); ISBN 978-65-265-1431-3 (Digital).
DAMACENA, F. A. F.; LOPES, R. Formación de profesores, currículo e infancia en comunidades tradicionales en la Amazonia. Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, Resistencia, Chaco, Argentina, v. 12, n. 16, p. 51–68, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30972/riie.13165757. Acesso em: 18 de dez. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br>. Acesso em: 15 dez. 2024.
IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
IPEA. Desafios da Infraestrutura no Brasil Rural. Relatório Técnico, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br. Acesso em: 15 dez. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2024.
MOREIRA, Antônio Flávio. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2009.
OIT. Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais. Disponível em: https://www.ilo.org/dyn/normlex/en/f?p=NORMLEXPUB:12100:0::NO::P12100_ILO_CODE:C169. Acesso em: 15 dez. 2024.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/pt/. Acesso em: 15 dez. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 15. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Vol. 1. Campinas: Papirus, 1983.
SANTOS, Milton. "O Espaço Dividido". São Paulo: Edusp, 2000.
HAGE, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, 35(129), 1165-1182.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).