O papel do coordenador pedagógico no suporte aos professores iniciantes
uma abordagem dialógica inspirada em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18984Palavras-chave:
Professores iniciantes, Suporte pedagógico, Dialogicidade, Paulo Freire, Formação docenteResumo
O início da docência apresenta desafios e exige práticas pedagógicas eficazes. Este estudo analisa como o suporte pedagógico baseado no conceito de dialogicidade de Paulo Freire contribui para o desenvolvimento e a permanência de professores iniciantes. A revisão de literatura destaca a importância do coordenador pedagógico como mediador, promovendo uma prática educativa crítica e colaborativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. R. Qual é o pedagógico do Coordenador Pedagógico? In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. O coordenador Pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018, p. 17-34.
CARMO, L. B. do. A atuação do coordenador pedagógico com o professor iniciante/ingressante. 2017. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
CARVALHO, A. de L. C. A formação de professor e a organização do trabalho pedagógico na escola. In: A formação centrada na escola e a organização do trabalho pedagógico: o espaço do professor/Ademar de Lima Carvalho/org. Curitiba: CRV. 2019. P.17-28.
CARVALHO, A. de L. C. A mediação do trabalho pedagógico na escola: a práxis do coordenador pedagógico. In: Coordenação pedagógica: princípios, prática e utopia/ Ademar de Lima Carvalho/org/Curitiba: CRV. 2017. P. 115-129.
CARVALHO, A. de L. C. A formação centrada na escola: a ponte edificadora do projeto político pedagógico. In: Profissionais da educação, formação e pesquisa/Filomena Maria de Arruda Monteiro; Maria Lúcia Rodrigues Muller/orgs. Cuiabá: Edufmt. 2006. p. 187-191. V.III.
CARVALHO, A. de L. C. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUfmt. 2005.
FRANCO, F. C. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R; CHRISTOV, L. H. S (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 13ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 17-24.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 1355-1379, out./dez. 2009. Disponível em: link. Acesso em: 26 out. 2024.
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores: Novas Tendências. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MARIANI, F.; CARVALHO, A. de L. A formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. In: Congresso Nacional De Educação E Encontro Sul Brasileiro De Pasicopedagogia. 2009.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto PROSALUS. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O Método (Auto)biográfico e a Formação. São Paulo: Paulus, 2009, p. 13-34.
PLACCO, V. M. N.; ALMEIDA, L. R. de (Org.). O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. O que é formação? Convite ao debate e à proposição de uma definição. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018, p. 09-16.
PLACCO, V. M. N. S.; SILVA, S. H. S. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 25-32.
PLACCO, V. M. N.; SOUZA, V. L. T. de (Org.). A atuação do coordenador pedagógico na escola. In: PLACCO, V. M. N.; SOUZA, V. L. T. de (Org.). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p. 11-30.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 181–189, 2013. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2027. Acesso em: 19 nov. 2024.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. Cortez Editora, 2014.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).