O papel do coordenador pedagógico no suporte aos professores iniciantes

uma abordagem dialógica inspirada em Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18984

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Suporte pedagógico, Dialogicidade, Paulo Freire, Formação docente

Resumo

O início da docência apresenta desafios e exige práticas pedagógicas eficazes. Este estudo analisa como o suporte pedagógico baseado no conceito de dialogicidade de Paulo Freire contribui para o desenvolvimento e a permanência de professores iniciantes. A revisão de literatura destaca a importância do coordenador pedagógico como mediador, promovendo uma prática educativa crítica e colaborativa.

Downloads

Biografia do Autor

Allisson Roberto Isidorio, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR/2024). Graduado em Educação Física (Unileste, 2014), Pedagogia (ISEIB, 2017), Letras/Português e Literatura (UniFacvest, 2020), Letras/Libras (ETEP, 2023) e Licenciatura em Computação (UFJF, 2023). Pós-graduado em Práticas Pedagógicas (IFES, 2022), Gestão Escolar (IF Sul de Minas, 2022), Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF, 2019) e Docência em Libras (ISEIB, 2017). É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Freirianos da UFR, orientado pelo Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho. Atua como Professor na Faculdade de Medicina de Ipatinga/MG - Afya, Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de Minas Gerais (SEE/MG) e Pedagogo (Supervisão Escolar) na Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano. 

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente, é professor Titular I no Departamento de Educação e programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis (ex-campus da Universidade Federal de Mato Grosso). Tem experiência na área de Filosofia da educação, Pedagogia: teoria da educação e prática pedagógica, Educação Pública, com foco de atuação na Docência e pesquisa nos seguintes temas: Fundamentos da educação/Organização do Trabalho Pedagógico na Escola: coordenação, Projeto político pedagógico e gestão democrática/Natureza da Prática Docente/Construção do Conhecimento Pedagógico/Formação permanente de professor centrada na escola/Pedagogia e prática pedagógica na sala de aula.

Jocyare Cristina Pereira de Souza, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Possui Graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1989); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1994) e Linguística Textual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994); Mestrado (2005), Doutorado (2009), Pós-Doutorados I (2016) / II (2018) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, sob orientação do Dr. Eduardo Guimarães, integra o grupo de pesquisa Semântica do Acontecimento - IEL - UNICAMP. Como docente do quadro permanente do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino atua na linha de pesquisa Formação de professores e ação docente, coordenando o projeto de pesquisa 'Formação de professores: diagnóstico e perspectivas' - chamando a atenção para o trabalho desenvolvido à frente do Grupo ATLAS em Minas Gerais (ATLAS dos Nomes que contam história das cidades brasileiras mineiras: Um estudo semântico-enunciativo do Estado de Minas Gerais) assim como para a liderança dos estudos semântico-enunciativos promovidos pelo Grupo de Estudos Semântica_Enunciação e Sentido (SEnSe), do projeto de extensão Relatos de Experiências Exitosas na Educação Básica e do projeto de ensino 'Formação de leitores e escritores competentes de textos literários e não literários, enfatizando o processo de desenvolvimento do Método Enunciativo de Leitura (MEL).

Referências

ALMEIDA, L. R. Qual é o pedagógico do Coordenador Pedagógico? In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. O coordenador Pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018, p. 17-34.

CARMO, L. B. do. A atuação do coordenador pedagógico com o professor iniciante/ingressante. 2017. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

CARVALHO, A. de L. C. A formação de professor e a organização do trabalho pedagógico na escola. In: A formação centrada na escola e a organização do trabalho pedagógico: o espaço do professor/Ademar de Lima Carvalho/org. Curitiba: CRV. 2019. P.17-28.

CARVALHO, A. de L. C. A mediação do trabalho pedagógico na escola: a práxis do coordenador pedagógico. In: Coordenação pedagógica: princípios, prática e utopia/ Ademar de Lima Carvalho/org/Curitiba: CRV. 2017. P. 115-129.

CARVALHO, A. de L. C. A formação centrada na escola: a ponte edificadora do projeto político pedagógico. In: Profissionais da educação, formação e pesquisa/Filomena Maria de Arruda Monteiro; Maria Lúcia Rodrigues Muller/orgs. Cuiabá: Edufmt. 2006. p. 187-191. V.III.

CARVALHO, A. de L. C. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUfmt. 2005.

FRANCO, F. C. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R; CHRISTOV, L. H. S (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 13ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 17-24.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 1355-1379, out./dez. 2009. Disponível em: link. Acesso em: 26 out. 2024.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores: Novas Tendências. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MARIANI, F.; CARVALHO, A. de L. A formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. In: Congresso Nacional De Educação E Encontro Sul Brasileiro De Pasicopedagogia. 2009.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto PROSALUS. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O Método (Auto)biográfico e a Formação. São Paulo: Paulus, 2009, p. 13-34.

PLACCO, V. M. N.; ALMEIDA, L. R. de (Org.). O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. O que é formação? Convite ao debate e à proposição de uma definição. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018, p. 09-16.

PLACCO, V. M. N. S.; SILVA, S. H. S. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 25-32.

PLACCO, V. M. N.; SOUZA, V. L. T. de (Org.). A atuação do coordenador pedagógico na escola. In: PLACCO, V. M. N.; SOUZA, V. L. T. de (Org.). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p. 11-30.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 181–189, 2013. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2027. Acesso em: 19 nov. 2024.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. Cortez Editora, 2014.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

ISIDORIO, Allisson Roberto; CARVALHO, Ademar de Lima; SOUZA, Jocyare Cristina Pereira de. O papel do coordenador pedagógico no suporte aos professores iniciantes: uma abordagem dialógica inspirada em Paulo Freire. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18984, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18984. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18984. Acesso em: 21 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.