Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática
o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683Parole chiave:
Cursos de Licenciatura em Matemática, Egressos de Matemática, Escolhas Profissionais e Acadêmicas, Formação de Professores, Profissão DocenteAbstract
Este estudo tem como objetivo analisar as escolhas profissionais e acadêmicas de egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, discutidas em produções científicas publicizadas no período de 2020 a 2023 no Brasil. Utilizando-se os descritores “Egressos de Matemática”, “Licenciados em Matemática” e “Escolhas de Egressos de Matemática”, elegeram-se uma tese e duas dissertações. Para a análise dessas pesquisas, elencaram-se estas categorias emergentes: Os desencantos com a docência ainda na graduação; O estágio curricular supervisionado em Matemática; A intensificação, precarização e desvalorização do trabalho docente; A Matemática estudada na Licenciatura versus A Matemática necessária à Educação Básica e, por fim, as escolhas profissionais e acadêmicas de egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados convergem para a baixa escolha da carreira docente, dada a intensificação e precarização do trabalho do professor; os salários não atrativos que sequer chegam ao piso salarial nacional; um cenário de abandono e desencanto pela carreira docente, fruto da indisciplina, falta de interesse e desmotivação dos estudantes. Ademais, desgaste emocional, salas de aula cheias e a falta de afetividade do professor formador e até mesmo dos colegas também são aspectos desafiadores nesse processo.
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