Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática

o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683

Parole chiave:

Cursos de Licenciatura em Matemática, Egressos de Matemática, Escolhas Profissionais e Acadêmicas, Formação de Professores, Profissão Docente

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar as escolhas profissionais e acadêmicas de egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, discutidas em produções científicas publicizadas no período de 2020 a 2023 no Brasil. Utilizando-se os descritores “Egressos de Matemática”, “Licenciados em Matemática” e “Escolhas de Egressos de Matemática”, elegeram-se uma tese e duas dissertações. Para a análise dessas pesquisas, elencaram-se estas categorias emergentes: Os desencantos com a docência ainda na graduação; O estágio curricular supervisionado em Matemática; A intensificação, precarização e desvalorização do trabalho docente; A Matemática estudada na Licenciatura versus A Matemática necessária à Educação Básica e, por fim, as escolhas profissionais e acadêmicas de egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados convergem para a baixa escolha da carreira docente, dada a intensificação e precarização do trabalho do professor; os salários não atrativos que sequer chegam ao piso salarial nacional; um cenário de abandono e desencanto pela carreira docente, fruto da indisciplina, falta de interesse e desmotivação dos estudantes. Ademais, desgaste emocional, salas de aula cheias e a falta de afetividade do professor formador e até mesmo dos colegas também são aspectos desafiadores nesse processo.

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Biografie autore

Saulo Macedo de Oliveira, Università Statale di Montes Claros

Studente di Master nel programma post-laurea in Educazione presso l'Università Statale di Montes Claros. Laurea in Matematica presso l'Università Statale di Montes Claros. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Università Statale di Montes Claros

Dottorato di ricerca in Educazione presso il Programma post-laurea: Conoscenza e inclusione sociale nell'educazione dell'Università Federale di Minas Gerais. Docente del Programma post-laurea in Educazione presso l'Università statale di Montes Claros. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4785-7963 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/9389717260359836 - E-mail: shirley.almeida@unimontes.br

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Pubblicato

2025-05-28

Come citare

OLIVEIRA, Saulo Macedo de; ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e. Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática: o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18683, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18683. Acesso em: 24 lug. 2025.

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