Professores iniciantes no contexto da alfabetização de crianças em classes multisseriadas em escolas do/no campo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18747Parole chiave:
Alfabetização, Classes multisseriadas, Escolas do/no campo, Formação Inicial, Professores iniciantesAbstract
A formação inicial é o espaço privilegiado para a produção de saberes que serão mobilizados na prática profissional do futuro professor. O artigo busca compreender os desafios e perspectivas encontrados por professores de classes multisseriadas que estão em início de carreira no desenvolvimento de sua prática pedagógica alfabetizadora em escola do/no campo. Trata-se de uma pesquisa orientada pelos princípios do método autobiográfico, fundamentado com a técnica das entrevistas narrativas. Participaram do estudo, (03) três professores iniciantes que atuam, em classes multisseriadas de escolas do/no campo, da rede municipal de ensino de Caxias/MA. Evidenciou-se que os colaboradores percebem um grande desafio na sua experiência inicial, por perceberem que a escola do campo, está na margem do esquecimento das políticas públicas educacionais, com pouca estrutura, não-fornecimento de materiais didático-pedagógico; realidade pela qual os professores não vivenciaram em processo formação inicial.
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