Professores iniciantes no contexto da alfabetização de crianças em classes multisseriadas em escolas do/no campo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18747

Parole chiave:

Alfabetização, Classes multisseriadas, Escolas do/no campo, Formação Inicial, Professores iniciantes

Abstract

A formação inicial é o espaço privilegiado para a produção de saberes que serão mobilizados na prática profissional do futuro professor. O artigo busca compreender os desafios e perspectivas encontrados por professores de classes multisseriadas que estão em início de carreira no desenvolvimento de sua prática pedagógica alfabetizadora em escola do/no campo. Trata-se de uma pesquisa orientada pelos princípios do método autobiográfico, fundamentado com a técnica das entrevistas narrativas. Participaram do estudo, (03) três professores iniciantes que atuam, em classes multisseriadas de escolas do/no campo, da rede municipal de ensino de Caxias/MA. Evidenciou-se que os colaboradores percebem um grande desafio na sua experiência inicial, por perceberem que a escola do campo, está na margem do esquecimento das políticas públicas educacionais, com pouca estrutura, não-fornecimento de materiais didático-pedagógico; realidade pela qual os professores não vivenciaram em processo formação inicial.

Downloads

Biografie autore

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí

Doutorando Educação pelo PPGEd/UFPI. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEd/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: Formação de professores e Práticas da docência (dissertação defendida em 2022). Especialização em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano- IESF. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- Campus Caxias.  Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas- NUPEFORDEPE. Participante do Ciclo de Estudos: Pesquisa- Formação, narrativas (auto)biográficas em tempos de coronavírus (CICLOPE)- UNICAMP. 

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998). Atualmente é Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd/UFPI nos cursos de Mestrado e Doutorado. Professora dos cursos de graduação em Licenciatura da UFPI. Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Pesquisa em Educação, Formação docente, Ensino e Práticas Educativas - NUPEFORDEPE/PPGEd/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento profissional docente. Estágio Supervisionado. Formação Inicial e Continuada de professores. Práticas Educativas. Estágio Supervisionado. Narrativas autobiográficas

Riferimenti bibliografici

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil – CF. Presidência da República, Brasília- DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 out. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília- DF, 1996 Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 04. nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 02/CP/CNE/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CP/CNE/MEC, 2015b.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulinas, 2008.

FERRAROTI. F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (Orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FRANCO, M.A.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo, Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. (Orgs.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2010.

HAGE, Salomão Mufarry. A Realidade das Escolas Multisseriadas Frente as Conquistas na Legislação Educacional. In: anais da 29ª reunião anual da ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromisso manifestos. Caxambu: ANPED, 2004.

HAGE, Salomão Antônio. Retratos da realidade das Escolas Multisseriadas na Amazônia Paraense. Informativo Comunica Geperuaz, nº. 3 e 4 – Belém-PA – Maio/Junho de 2005.

HUBERMAN, Michäel. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2 ed. Lisboa, Porto Editora, 2013.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2012, p.90.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas, Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75612, 2021.DOSSIÊ -A dimensão biográfica como processo de formação e de compreensão de si e do mundo. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500 . Acesso em: 12. nov. 2024.

NASCIMENTO, F. S. C.; CABRAL, C. L. O. Formação inicial e a prática pedagógica do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2010. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.3/GT03112010.pdf . Acesso em 17 de out. 2024.

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre, Mediação, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal: EDUFRN, 2021.

SCHUTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 210-222.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Antonio Joaquim Severino fala sobre formação de professores, licenciatura e escola básica. [Entrevista]. Dialogia. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://portal.uninove.br/marketing/cope/pdfs_revistas/dialogia/dialogia_v3/dialogv3_entrevista.pdf . Acesso em: 10. nov. 2024.

SOUZA, E. C de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva interpretativa e política de sentido. In: Revista do Centro de Educação – UFSM. Santa Maria | v. 39, n. 1, jan./abr. 2014, p.39-50.

Pubblicato

2025-06-10

Come citare

SILVA JÚNIOR, Dilmar Rodrigues da; LIMA, Maria Divina Ferreira. Professores iniciantes no contexto da alfabetização de crianças em classes multisseriadas em escolas do/no campo. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18747, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18747. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18747. Acesso em: 24 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.