Múltiplas leituras: adaptações fílmicas de contos de Edgar Allan Poe em aulas de Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp188-204

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Cinema.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir, a partir de observação docente e percepção discente, como uma intervenção de produção audiovisual baseada em textos literários na aula de língua inglesa é capaz de promover múltiplas leituras. O estudo foi conduzido em quatro etapas: exibição de filme adaptado de um conto de Poe; oficinas literárias com contos deste autor; produção de filmes adaptados de contos de Poe pelos alunos; exibição das produções. Os informantes foram 37 alunos do Ensino Médio de uma escola pública. A observação docente foi feita ao longo do estudo e a percepção discente foi coletada por um questionários a primeira etapa e outro depois da exibição das produções discentes. Os alunos relataram aumento de interesse pela leitura de literatura e desenvolvimento de habilidades na língua inglesa. Os resultados mostraram que a intervenção ajudou a desenvolver múltiplas leituras, como a literária e a fílmica. 

Biografia do Autor

Fernando Rossetto Gallego Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná; graduado em Geografia (UTP) e Comunicação Social - Jornalismo (UFPR)

Suzana Rovadoscki, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Especialização em Ensino de Língua Inglesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Chapecó; Graduação em Letras Português-Inglês na UNOESC Chapecó

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

GALLEGO CAMPOS, F. R.; ROVADOSCKI, S. Múltiplas leituras: adaptações fílmicas de contos de Edgar Allan Poe em aulas de Inglês. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 188–204, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp188-204. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10011. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"