A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187

Palavras-chave:

Ação leitora. Leitura. Fluência. Multimodalidade.

Resumo

Ao compreender a leitura como uma atividade complexa que envolve uma relação intensa entre o leitor o texto na produção de sentidos,  o artigo objetiva apresentar uma reflexão teórica respeito da ação leitora, de modo a abarcar as concepções sobre leitura como processo de interação, com a finalidade de compreender as ações que envolvem em relação entre o leitor e o texto. Para tanto, ancora-se nos estudos de Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998),  Koch e Elias (2007), Silva (1987) na perspectiva cognitiva, Kress (2003), Kress e Bezemer (2009) na vertente da multimodalidade textual e Freire (2001) sobre a leitura em seu aspecto social, em interlocução com diferentes autores que discutem a temática. A reflexão aponta uma ação leitora que parte de um aspecto cognitivo, referente à fluência, ao desencadear uma multiplicidade de ações interiores e de um aspecto interacional entre o sujeito-leitor e o texto, seja impresso ou digital, entre outros leitores, entre vivências e situações dispostas pela diversidade e multimodalidade da linguagem.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação pela FE, Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Julianna Silva Glória, Instituto Mineiro de Educação Superior (IEMS MERCOSUR)

Pós-doutorado pela Fae/UFMG sobre Cultura escrita digital em Escola de Educação Infantil do Município de Governador Valadares. Pesquisadora Ceale, UFMG.

Professora do InsInstituto Mineiro de Educação Superior - IEMS MERCOSUR.

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2019/2020). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Educação (2007) e graduada em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Faculdade de Educação/UFMG.

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Publicado

10/12/2020

Como Citar

GOULART, I. do C. V.; GLÓRIA, J. S.; ARAÚJO, M. D. V. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 172–187, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10016. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

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