Ensinar e aprender por meio do componente curricular - Oficina de Assistência Social e Política Municipal - Curso de Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p331-348

Palavras-chave:

Assistente social. Educação. Formação.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as contribuições do componente curricular - Oficina de Assistência Social e Política Municipal no ensinar e aprender ser profissional dessa área para atuar com aqueles que, cotidianamente, são negados direitos expressos na Constituição Federal. O estudo foi realizado no curso de Serviço Social – FACAPE com estudantes do referido componente curricular por considerar que estão no oitavo período e já vivenciaram a maior parte do estágio obrigatório; portanto, dispõem de experiências para serem apresentadas e avaliadas. Para alcançar o objetivo proposto, traçou-se como percurso metodológico desde pesquisa bibliográfica, consultas aos documentos do curso às práticas de campo com os envolvidos.  A partir dos dados coletados, foi possível endossar a relevância do Serviço Social para a comunidade no que se refere à intervenção na realidade e sua transformação.

Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Associada da UPE/Campus Petrolina com titulo de Livre Docência,  pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina. Coordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA na mesma Instituição. http://lattes.cnpq.br/8523758772313782

Maria Lúcia Silva Souza, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Professora Assitente da FACAPE e integrante do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE/Petrolina. 

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Publicado

18/08/2020

Como Citar

SOUSA, R. A. D. de; SILVA SOUZA, M. L. Ensinar e aprender por meio do componente curricular - Oficina de Assistência Social e Política Municipal - Curso de Serviço Social. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 331–348, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p331-348. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10034. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos