A percepção de professores acerca da relação de pais/mães adolescentes com o Centro de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p115-137Palavras-chave:
Centro de Educação Infantil, Pais/mães adolescentes, Professores de educação infantilResumo
O presente artigo tem o propósito de compreender a percepção dos professores referente à relação entre pais e/ou mães adolescentes e Centro de Educação Infantil (CEIM) do Município de Lages/SC. Para tanto, a fundamentação teórica se deu com base em Morin e Freire. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo, em sua composição, entrevistas semiestruturadas, como método de estudo de caso, a partir da escolha de seis professoras. Constatou-se que, para a percepção das professoras, o relacionamento entre pais/mães adolescentes e CEIM se define por uma visão de assistencialismo com a preocupação somente do cuidado da criança, sem que esses pais/mães demonstrassem interesse pelo processo de desenvolvimento integral de seus filhos. Há, conforme se revela na pesquisa, necessidade de as famílias em valorizarem as produções, o desenvolvimento educacional e o empenho de seus filhos/as. Tanto existe certo grau de acolhimento e orientação aos pais, mães ou responsáveis, quanto à anseios e necessidades de transformações para uma educação integral dos indivíduos, que tenha a escola como centro de irradiação, mas que a extrapole a partir das múltiplas relações comunitárias possíveis.
Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.