As tendências pedagógicas e o ensino de matemática: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p451-467

Palavras-chave:

Tendências pedagógicas, Ensino de ciências e matemática, Estudo exploratório

Resumo

Este artigo objetiva descrever as Tendências Pedagógicas (origens e pressupostos) para identificar seus usos no ensino de matemática. Dado o pequeno número de documentos identificados  (uma dissertação, nove artigos, três anais de eventos), constatou-se que, embora esta temática seja abordada constantemente, as publicações não refletem tal intensidade. Desse modo, metodologicamente, foi possível realizar um estudo de cunho qualitativo com natureza exploratória, com uso de mapeamento para identificar carências de publicações. Como resultados, pode-se afirmar que, embora documentos que tratam de Tendências Pedagógicas tenham excelente referenciais bibliográficos, os estudos apresentados em artigos, dissertações e teses ainda é modesto  no que se refere à formação do professor de matemática.

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Biografia do Autor

Marlubia Corrêa de Paula, UESC -UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA

Professora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014-2018) com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2012-2014). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2005). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 2010. Especialista em Gestão e Tutoria em EAD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS), em 2009. Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR), em 2008. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT), sob coordenação da professora Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática. Possui como temáticas de interesse em pesquisas: Formação de professores; Estudos sobre Análises Textuais; Uso de softwares para análise de dados na pesquisa qualitativa. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2068482168414116

Alessandra Fabian Sostisso, FACULDADE MARIO QUINTANA

Possui graduação em Matemática (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é mestranda em Matemática Pura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, professora na Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI). 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3344996043159428

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Publicado

2021-06-26

Como Citar

DE PAULA, Marlubia Corrêa; SOSTISSO, Alessandra Fabian. As tendências pedagógicas e o ensino de matemática: um estudo qualitativo. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 451–467, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p451-467. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10374. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

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Artigos

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