Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664Palavras-chave:
Formação docente. Trabalho Docente. Educação Inclusiva.Resumo
Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada por Takase. Objetiva, em abordagem qualitativa subsidiada pelo pensamento complexo, releitura das entrevistas com professoras, identificando os processos inclusivos, as experiências pessoais e a compreensão das necessidades educacionais especiais dos alunos; e analisar as subjetividades, articulando-as às práticas e processos socioculturais. Conclui que objetividade e subjetividade são tecidas simultaneamente e manifestas na realidade, na germinação da insatisfação que fere o psiquismo e adoece, interferindo no ato pedagógico e na aprendizagem; que profecias autorrealizadoras podem atingir o alunado NEE, reforçando preconceitos e exclusão; e que sentimentos de desamparo e de frustração estão presente no cotidiano.
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