Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664

Palavras-chave:

Formação docente. Trabalho Docente. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada por Takase. Objetiva, em abordagem qualitativa subsidiada pelo pensamento complexo, releitura das entrevistas com professoras, identificando os processos inclusivos, as experiências pessoais e a compreensão das necessidades educacionais especiais dos alunos; e analisar as subjetividades, articulando-as às práticas e processos socioculturais. Conclui que objetividade e subjetividade são tecidas simultaneamente e manifestas na realidade, na germinação da insatisfação que fere o psiquismo e adoece, interferindo no ato pedagógico e na aprendizagem; que profecias autorrealizadoras podem atingir o alunado NEE, reforçando preconceitos e exclusão; e que sentimentos de desamparo e de frustração estão presente no cotidiano.


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Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga, especialista em psicoterapia psicodinâmica da adolescência. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar/Educacional e Desenvolvimento Humano. Pós-doutorado em Educação, Arte e Hustória da Cultura. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho.

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Publicado

18/08/2020

Como Citar

DIAS, E. T. D. M. Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 651–664, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10479. Acesso em: 21 set. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"