A OBSERVAÇÃO ONLINE COMO INSTRUMENTO INVESTIGATIVO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO FÓRUM DE DISCUSSÃO

Autores

  • Vera Lucia Pontes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p56

Palavras-chave:

Pesquisa Online, Observação online, Fórum de Discussão

Resumo

A Internet trouxe enormes contribuições à educação e à ciência. Atualmente o Fórum é usado no ensino e na pesquisa online e, nesta, implicam-se amplas possibilidades metodológicas. Adotou-se a abordagem qualitativa como linha metodológica básica e a observação participante como método para produzir dados. O aprofundamento teórico e a vivência de experimentos são essenciais  aos processos de investigação científica e consolida processos cognitivos, científicos e sociais. O objetivo deste artigo é a análise teórico-empírica da observação de um Fórum de Discussão como instrumento de pesquisa online. Nesses termos, sublinham-se elementos como: características,  aplicabilidade, questões éticas, possibilidades e desafios, destacando a relevância da produção, transcrição e análise dos dados. 

Biografia do Autor

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia, especialização em Tecnologias da Educação e também em Gestão e Planejamento, mestranda em Educação (PPGE/UFAL)

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I e em Linguística (UFAL) mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I), Bacharel em Administração (UFPB), licenciada em Psicologia (UEPB). Atualmente é professor Assocoado I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento (IC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

Downloads

Publicado

22/12/2015

Como Citar

SANTOS, V. L. P. dos; COSTA, C. J. de S. A. A OBSERVAÇÃO ONLINE COMO INSTRUMENTO INVESTIGATIVO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO FÓRUM DE DISCUSSÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 56, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p56. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1339. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)