Fundação Lemann e o capital educador

na mira a pós-graduação

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Jataí
  • Leislainy Moraes Castro Universidade Federal de Jataí
  • Bruna Ferreira Bispo Machado Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112

Palavras-chave:

Fundação Lemann, Formação de professores, Pós-graduação, Ideário empresarial.

Resumo

O artigo problematiza quem educa o educador no contexto capitalista. Mediante pesquisa exploratória, busca-se analisar as conexões entre a Fundação Lemann e oito universidades norte-americanas na oferta da formação continuada de professores, nível pós-graduação stricto sensu. A análise aponta que as parcerias entre a fundação e as universidades objetivam formar um corpo técnico-político alinhado às diretrizes do capital, propalando o ideário empresarial na educação. Esta fundação se constitui no que se denomina por Aparelho Privado de Hegemonia empresarial no campo educacional desde a década de 2000, apoiada pelos governos federais de lá para cá.

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Biografia do Autor

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

RAIMANN, Elizabeth Gottschalg; CASTRO, Leislainy Moraes; MACHADO, Bruna Ferreira Bispo. Fundação Lemann e o capital educador: na mira a pós-graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15112, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15112. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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