Ensino-aprendizagem de plano cartesiano a partir do jogo “localizando pares ordenados"

Autores

  • Alixandre Marques Cruz Professor da rede estadual de Alagoas
  • Cynthia da Silva Anderson Professora da rede estadual de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Matemática, Ensino fundamental., Jogo, Plano Cartesiano

Resumo

O texto tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade matemática executada por meio do jogo “Localizando pares ordenados”. O jogo foi realizado com 30 estudantes de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isso, neste texto, são discutidos aspectos sobre jogos por autores que abordam a temática. As informações sobre o relato de experiência basearam-se em Bicudo (1993). Concluiu-se que o jogo desenvolvido foi relevante para a contribuição da aprendizagem dos estudantes por fixar e sanar dúvidas sobre os conceitos de Plano Cartesiano, pares ordenados e suas coordenadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alixandre Marques Cruz, Professor da rede estadual de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Licenciatura Matemática pela UFS,  membro do grupo de Pesquisa FOPTIC e professor da rede estadual de Alagoas.

Cynthia da Silva Anderson, Professora da rede estadual de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Matemática pela UFS, Pós Graduação concluída em Ciências da Natureza e suas tecnologias pela UnP, Pós Graduação em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio X, em uma parceria com a SEED-SE.  Membro do grupo de Pesquisa FOPTIC. Professora da rede estadual de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

Referências

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644379. Acesso em: 14 jan. 2023.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. 2. ed. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concertos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM, São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. G; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. (8º ano).

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015.

GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 1995.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MACHADO, N. J. et al. Jogos no Ensino de Matemática. Caderno de Práticas de ensino – Série Matemática, São Paulo, ano 1, n. 1, 1990.

MUNIZ, C. A. Educação lúdica da Matemática, educação Matemática lúdica. In: MUNIZ, C. A. (org.). Aprendizagem Matemática em jogo. 1. ed. Contagem: Rede Pedagógica, 2021.

PEREIRA, Cláudia. Jogo dos Pontinhos. Educamais, 14 maio 2020. Disponível em: https://educamais.com/jogo-dos-pontinhos/. Acesso em: 29 ago. 2022.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro. Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Caderno do mathema: jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, J.; PATARO, P. M. Vontade de Saber Matemática. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

MARQUES CRUZ, Alixandre; ANDERSON, Cynthia da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Ensino-aprendizagem de plano cartesiano a partir do jogo “localizando pares ordenados". Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15824, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15824. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.