O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p129

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Formação Inicial. Representação Social. Licenciatura.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as representações sociais sobre o curso de licenciaturaem Educação Física(EF) e seus motivos, de acadêmicos ingressantes e concluintes no referido curso, de uma universidade pública da região sul do Brasil. Esta pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso utilizou como instrumento o teste de Associação Livre de Palavras, tendo a interpretação por meio da análise de conteúdo. Participaram 50 acadêmicos, sendo 25 ingressantes e 25 concluintes. Concluímos que as representações dos acadêmicos ingressantes e concluintes sobre o curso de licenciatura em EF não foram idênticas, pois alguns elementos dessa representação são diferentes e outras iguais.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física (UEM).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Ubiversidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Downloads

Publicado

16/04/2017

Como Citar

KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; TELLES, C.; KRUG, R. de R.; FLORES, P. P.; KRUG, M. de R. O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 129, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p129. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2302. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos