JUVENTUDES RURAIS, NARRATIVAS E RITO DE PASSAGEM: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS DITAMES DO MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p64Palavras-chave:
Juventudes rurais. Narrativas. Ensino Médio. Ruralidades. Mercado de trabalho.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre questões que os estudantes de escolas rurais vivenciam no rito de passagem para a escola urbana, no que diz respeito, especialmente, aos seus anseios e expectativas sobre o mercado de trabalho e a sua inserção na sociedade contemporânea. O texto articula-se ao projeto de pesquisa e inovação educacional “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem”, que tem se dedicado a realizar estudos em torno do movimento ritualístico de ingresso de estudantes rurais em escolas urbanas. Nossas pesquisas indicam a necessidade de que a educação ofertada a estes jovens possa estar para além dos ditames do mercado de trabalho e mais vinculada às raízes identitárias destes sujeitos.
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