Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380

Palavras-chave:

Sexualidade, Preconceito, Formação de professores, Ciências Biológicas, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Compreendendo a sexualidade como uma construção sócio histórica, e a escola como um espaço de reprodução de significados sociais e produção de sentidos pessoais acerca da mesma, este texto tem como objetivo refletir sobre as significações atribuídas a sexualidade e preconceito por licenciandos em Ciências Biológicas. São mobilizados dados de duas investigações que identificaram e analisaram essas significações. Defende-se as discussões sobre preconceito e discriminação, e a superação da visão reducionista da sexualidade como conteúdos clássicos necessários à educação escolar atual, sendo importante a formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas para o tratamento dessa temática, fortalecendo a presença dos conhecimentos científicos sobre sexualidade na escola.

Biografia do Autor

Dianne Cassiano de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (FEUSP)

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP

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Publicado

06/04/2020

Como Citar

CASSIANO DE SOUZA, D.; COELHO, L. J.; LUNARDI CAMPOS, L. M. Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 365–380, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7322. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”