Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p261-282

Palavras-chave:

ensino de evolução biológica, pedagogia histórico-crítica, conteúdo clássico

Resumo

Admitindo que a evolução constitui um dos eixos organizadores da Biologia, este artigo traz reflexões a respeito de seu ensino à luz dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica e na possibilidade do desenvolvimento de uma visão materialista histórico dialética acerca da realidade por meio da apropriação dos conhecimentos evolutivos. A fim de que este estudo promova desdobramentos para o ensino da disciplina escolar Biologia, os objetivos desta pesquisa são: analisar se os conteúdos sobre evolução biológica se configuram como conhecimentos clássicos e identificar as possíveis contribuições do ensino de evolução biológica para a construção de uma visão de mundo materialista histórica dialética.

Biografia do Autor

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- campus Bauru (2009). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Bauru (2016). Doutoranda em Educação para a Ciência pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais". ORCID: 0000-0002-1234-8544

Daiany Pressato, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Unesp Botucatu. Atualmente é aluna da pós-graduação (mestrado) em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências, Unesp Bauru (bolsista CAPES) e cursa Pedagogia pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Formação e ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9099-0604

Leandro Jorge Coelho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2010) e Licenciatura (2011) pela Universidade Estadual Paulista - campus de Botucatu, e mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru (2014). Atualmente é doutorando em Educação para a Ciência na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais.

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e livre-docência em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático.

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Publicado

06/04/2020

Como Citar

LIPORINI, T. Q.; PRESSATO, D.; COELHO, L. J.; DINIZ, R. E. da S. Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 261–282, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p261-282. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7294. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”