FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Viviane Pereira Maito Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Elizete Moreira Matos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p01

Palavras-chave:

Formação de Professores, Sociedade da informação e da comunicação, Educação à distância (EAD), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Resumo

O presente artigo reflete sobre os aspectos da Sociedade da Informação e da Comunicação e suas nuances diante das iniciativas ligadas a formação de professores tanto inicial quanto continuada, objetivando a compreensão e o entendimento sobre o uso das NTICs (Novas tecnologias da Comunicação) como apoio e meio pedagógico para a formação destes profissionais. Trata de aspectos relativos aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a importância da tutoria e da mediação no processo e das responsabilidades do estudante nesta modalidade de ensino. Faz considerações sobre o percurso da Educação a Distância (EAD) apontando pontos positivos e alguns de seus entraves. A fundamentação teórica envolveu uma criteriosa seleção de autores para investigação crítica de seus trabalhos, porém, optou-se por citar aqueles de maior relevância, como Castells (2000), Lévy (1999), Moran (s/d), Souza (2013), Werthein (2000) entre outros compondo o estudo bibliográfico. O desenvolvimento e a disponibilização de acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), favorecem e possibilitam a aprendizagem por meio da modalidade de Ensino a Distância (EAD). A EAD representa uma alternativa de progresso de possíveis soluções educacionais, democratizando o acesso ao ensino, ampliando o padrão de qualidade do processo educativo e incentivando o aprendizado ao longo da vida.

Biografia do Autor

Viviane Pereira Maito, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pesquisadora da temática:Pedagogia Hospitalar, integrante do Grupo de Pesquisa PEFOP(Paradigmas Educacionais e Formação de Professores Universitários)/ PRAPETEC(Prática pedagógica no ensino e aprendizagem com tecnologias educacionais)  da PUCPR - CNPq, que tem por foco a investigação da prática pedagógica dos professores universitários e a prática pedagógica e a utilização da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem . Mestranda pela PUCPR(2011) - Educação, Formação Docente e Tecnologias Educacionais em diferentes níveis e contextos. Professora do Curso de Pós Graduação em Pedagogia Hospitalar PUCPR(2011) Autora de aulas para EAD da Universidade Positivo. Especialista em Séries Inicias e Ensino Fundamental, em Educação Especial e Magistério Superior.  Lotada na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba (1993) atuando na Educação Infantil e em todos os níveis do Ensino Fundamental.  Atualmente desempenho minhas funções no Departamento de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.  Participação em Congressos, Seminários, Mesas Redondas, Projetos, Palestras e Artigos.

Elizete Moreira Matos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista PQ - CNPq, Pedagoga, Especialização em Recursos Humanos e Psicopedagogia, Mestrado em

Educação - PUCPR, Doutorado em Engenharia da Produção – UFSC. Professora Titular na PUCPR atua

no mestrado e doutorado em Educação, Coordenadora na Especialização “Formação Pedagógica do

“Professor Universitário para Atuar em Contexto Presencial e Online”, Coordenadora do Núcleo de

Educação e Humanidades – PUCPPR. Desenvolve projetos voltados para Formação de Professores em

Diferentes Níveis e Contextos, Pedagogia Hospitalar, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Meios

Tecnológicos na Ação Pedagógica. Palestrante.

Downloads

Publicado

22/12/2015

Como Citar

MAITO, V. P.; MATOS, E. M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 01, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p01. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/793. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos