Gestão e formação de professores: os dilemas contemporâneos da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p705-723Palavras-chave:
Educação. Gestão. Formação de professoresResumo
Este artigo propõe, a partir de um prisma transdisciplinar, debater os conhecimentos necessários à compreensão de diferentes aspectos referentes à gestão educacional, à gestão escolar e à formação de professores. Para tanto, adotamos o conceito de complexidade, no sentido trazido pela reflexão de Edgar Morin (2003), que tem iluminado os dilemas contemporâneos decorrentes das crises nos sistemas educacionais. Como metodologia, adotamos uma revisão bibliográfica da obra de Morin (1989, 2000, 2003, 2005, 2015) e de outros estudiosos, assim como sustentamos um estudo quantitativo baseado em pesquisas nacionais (INEP, 2017a, 2017b, 2017c). Este estudo traz, como resultados parciais, um panorama geral da gestão e formação dos professores a partir dos dilemas contemporâneos da complexidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.