Ensinando sobre o desengasgo em bebês e crianças: educação em saúde para trabalhadores de creches

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p468-488

Palavras-chave:

Educação em saúde, Engasgo, Creches

Resumo

Estudo de método misto, com objetivo de avaliar uma atividade educativa sobre desengasgo com profissionais que trabalham com crianças menores de 1 ano de idade. Realizada atividade teórico-prática com 49 auxiliares de desenvolvimento infantil (A.D.I.). Para coleta de dados foi aplicado pré e pós-teste e questionário dissertativo. Os dados evidenciaram que houve aumento do número de acertos do pré para o pós-teste, satisfação com a atividade, retenção e replicação do conhecimento e utilização das técnicas de desengasgo. Atividades teórico práticas, no contexto da educação em saúde, geram aperfeiçoamento do conhecimento e habilidades. O uso de método ativo permite construção, retenção e replicação do conhecimento.

Biografia do Autor

Jaqueline Vitorini da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

Fernanda dos Santos Nogueira Goes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Professora Doutora.

Maria Cândida de Carvalho Furtado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Professora Associada

Tainara Rodrigues Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

DA SILVA, J. V.; GOES, F. dos S. N.; FURTADO, M. C. de C.; SANTOS, T. R. Ensinando sobre o desengasgo em bebês e crianças: educação em saúde para trabalhadores de creches. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 468–488, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p468-488. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10435. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos