Identificação de subsunçores a partir da leitura de uma imagem publicitária: resultados iniciais de um programa de educação alimentar e nutricional

Autores

  • Fernanda Frasson Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia de Freitas Zompero Universidade Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p603-620

Palavras-chave:

Identificação de Subsunçores, Educação Alimentar e Nutricional, Leitura de Imagens

Resumo

Este trabalho partiu das relações entre os referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, da Semiologia e da Leitura de Imagens, com o objetivo de identificar subsunçores sobre o tema consumo de frutas presentes na estrutura cognitiva de alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma de sexto ano. Os estudantes receberam, individualmente, um exercício contendo uma imagem publicitária e quatro questões para direcionar a leitura da imagem. Tais questões suscitaram respostas de cunho denotativo e conotativo. O resultado apresenta as respostas de quatro estudantes. Associações cognitivas entre os signos alimento, fruta, suco, natural, artificial, saúde, doença, caseiro e industrializado foram identificadas como subsunçores.

Biografia do Autor

Fernanda Frasson, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia (2002), especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (2006), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2009), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Possui bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências/UEL.

Andreia de Freitas Zompero, Universidade Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Ciências Biológicas , especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutorando em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012), pós doutorado na mesma instituição realizado parcialmente na Universidade do Minho- Portugal (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem de ciências, ensino por investigação, educação para saúde. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Docente da pós graduação Stricto Sensu, mestrado em Ensino de Linguagens e tecnologias na UNOPAR. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

FRASSON, F.; LABURÚ, C. E.; ZOMPERO, A. de F. Identificação de subsunçores a partir da leitura de uma imagem publicitária: resultados iniciais de um programa de educação alimentar e nutricional. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 603–620, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p603-620. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10677. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)