Identificação de subsunçores a partir da leitura de uma imagem publicitária: resultados iniciais de um programa de educação alimentar e nutricional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p603-620Palavras-chave:
Identificação de Subsunçores, Educação Alimentar e Nutricional, Leitura de ImagensResumo
Este trabalho partiu das relações entre os referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, da Semiologia e da Leitura de Imagens, com o objetivo de identificar subsunçores sobre o tema consumo de frutas presentes na estrutura cognitiva de alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma de sexto ano. Os estudantes receberam, individualmente, um exercício contendo uma imagem publicitária e quatro questões para direcionar a leitura da imagem. Tais questões suscitaram respostas de cunho denotativo e conotativo. O resultado apresenta as respostas de quatro estudantes. Associações cognitivas entre os signos alimento, fruta, suco, natural, artificial, saúde, doença, caseiro e industrializado foram identificadas como subsunçores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.