Pandemia da Covid-19 e implicações à prática e(m) formação

uma análise das percepções do discente de odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p234-248

Palavras-chave:

Saúde Pública, Pandemias, Infecções por Coronavirus, Educação, Odontologia.

Resumo

Objetivou-se avaliar as pretensões dos discentes no contexto da pandemia e do retorno às atividades presenciais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, tipo inquérito realizado com 106 acadêmicos em 2020. Foi realizada a análise de classificação hierárquica descendente no discurso dos discentes, resultando nas seguintes classes de palavras: “Atenção aos sinais e sintomas”; “Relações humanas”; “Relação profissional-paciente”; “Biossegurança”; e “Retorno das atividades”. Destaca-se a frase que sintetiza a percepção dos discentes: “essa pandemia veio para nos mostrar que somos todos iguais”. Conclui-se que os acadêmicos demonstraram insegurança no retorno às práticas presenciais, principalmente nas relações interpessoais e nas rotinas de biossegurança.

 

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

GARBIN, C. A. S.; CUSTODIO, L. B. de M.; GARBIN, A. J. Ísper; MOIMAZ, S. A. S. Pandemia da Covid-19 e implicações à prática e(m) formação: uma análise das percepções do discente de odontologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 234–248, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p234-248. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12027. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos