Memórias e utopias em movimento

percursos formativos e o constituir-se professor

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18871

Mots-clés :

Formação de Professores, Memórias, Professoralidade

Résumé

Nesta escritura objetivo narrar e narrar-me, por meio de memórias de vida e formação que compõe saberes na/da experiência para um constituir-se professor, possível. Para essa compreensão, assumo que utopias são necessárias à experiência de ser, no movimento de tornar-se, próprio da ideia de professoralidade como acontecimento, posto que o constituir-se professor(a) é contingente. Assim, movimento os saberes da experiência tal qual proposto por Larrosa (2016; 2017), para o diálogo com os estudos sobre histórias de vida (Souza, 2007; 2011), memória e formação de professores (Sá, 2010; 2011) e narrativas de vida-formação (Josso, 2004) entre outros(as); para encontrar na ideia de professoralidade (Pereira, 2016) e de utopias e formação de professores (Santos Junior, 2022) um trânsito teórico capaz de compor conceitos, sentidos e ideias sobre formação e o constituir-se professor. Por essas opções teórico-estéticas, no campo da pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica, compreendo-me no percurso das inquietações que interrogam sobre o ser professor(a), aberto aos acontecimentos e discursos descritos nos memoriais e narrativas produzidas por estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Campus Arapiraca. Ao descrever-me, reverberam interpretações sobre ser, de um “si mesmo” em relação ao outro, numa composição de vozes que se manifestam na descrição desta professoralidade em formação.

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Biographie de l'auteur-e

Julio Bispo dos Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas - Mestrado Profissional em Educação (FACED/UFBA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Exercício (FEP/UFBA). É Coordenador na Coordenadoria de Graduações (COGRAD/UFAL) NO Campus do Sertão, atua como Coordenador no subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre outras funções e atividades. Atua com as disciplinas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Projeto Pedagógico, Gestão Escolar, Avaliação Educacional e Currículo. Tem experiências nos Estudos sobre Currículo, Prática Pedagógica e Formação de Professores. 

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Publié-e

2025-06-10

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SANTOS JUNIOR, Julio Bispo dos. Memórias e utopias em movimento: percursos formativos e o constituir-se professor. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18871, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18871. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18871. Acesso em: 13 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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