FORMAÇÃO, IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE: ENDEREÇANDO ITINERÁRIOS TEÓRICOS SOBRE O “SER PROFESSOR” NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p119Palavras-chave:
Educação. Professor. Formação. Identidade. Carreira.Resumo
O objetivo deste estudo é discutir sobre formação, identidade e carreira docente como elementos articulados e estruturantes do processo educativo, a partir de um enfoque sócio-histórico. A articulação entre esses eixos considera as relações de pertencimento e reelaboração constante da imagem de si, em parceria com o outro, construídas pelo professor, no constate diálogo, interação e aprendizagem colaborativa, que legitimam sua trajetória profissional. Os desafios do ‘ser professor’ envolvem uma discussão de caráter político e pedagógico. Na pesquisa bibliográfica alguns pontos são destacados: uma formação docente de qualidade deve se dá por meio da relação que se estabelece entre teoria e prática, a partir do que o aluno é capaz de construir, analisando e interpretando a realidade por intermédio das fundamentações teóricas adquiridas durante o curso; a identidade docente vai sendo moldada paulatinamente, em um processo ininterrupto de (des) construção de si mesmo; e a carreira docente se constitui de fases ou ciclos de vida profissional, que não apresentam um aspecto linear, mas se desencadeiam e surgem ao longo da vida profissional, conforme os anos de serviço, e principalmente, determinadas pelos contextos de atuação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.