O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382

Palavras-chave:

trabalho docente, mídia, discurso e memória.

Resumo

Este trabalho integra o grupo de estudos do discurso e ontologia – GEDON da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas e tem por objetivo analisar discursos materializados na mídia escrita, acerca do trabalho docente. A partir do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do entendimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação, buscamos desvelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso acerca do trabalho docente, a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio, culpabilizando o professor pelo fraco desempenho das escolas públicas nos exames nacionais. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teórico metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, acrescendo uma interlocução com Volóchinov e Lukács. A partir desses pressupostos, analisaremos as determinações ideológicas produtoras de sentido. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido que sustentam as materialidades discursivas.

 

            

Biografia do Autor

Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora associada II da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Políticas públicas:história e discurso - GEPHED - PPGE- CEDU e pesquisadora do grupo de Estudos do discurso e ontologia marxiana GEDOM - PPGLL - FALE

José Edson Ferreira Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, pesquisador do grupo de estudos do discurso e ontologia marxiana - GEDOM. Professor Colaborador do Instituto Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

CAVALCANTE, M. do S. A. O.; LIMA, J. E. F. O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 365–382, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9868. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos