Desenvolvimento profissional e constituição docente de professores iniciantes da educação infantil

o programa de mentoria como proposta de indução

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18905

Parole chiave:

Constituição docente, Desenvolvimento profissional docente, Professores iniciantes, Educação infantil, Indução profissional docente

Abstract

Este estudo tem por objetivo identificar como professores iniciantes da Educação Infantil foram se constituindo profissionalmente com a colaboração de um Programa de indução. Toma como base estudos de autores como Marcelo García (1999), Ferreira (2017; 2023) e outros para fundamentar teoricamente o estudo. Foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a colaboração de duas professoras iniciantes da Educação Infantil que participaram do Programa de Mentoria Online da UESB no ano de 2021. Dois instrumentos foram utilizados na produção dos dados: a entrevista semiestruturada e as narrativas escritas oriundas das atividades propostas pelo programa e que se encontravam na plataforma do Google Classroom. Utilizamos a Análise de Conteúdo como técnica de análise, que deu origem a duas categorias: (1) Apoio, (2) Especificidades da Educação Infantil. Foi evidente a contribuição do Programa de indução assinalado no Desenvolvimento Profissional das professoras. Constatamos que a constituição docente foi se dando no âmbito da prática profissional com aprendizagens da docência de diversas fontes, inclusive do programa. Dessa forma, esta indução vivenciada colaborou nos enfrentamentos dos desafios da iniciação profissional, com perspectivas de acolhimento e construção de conhecimentos sobre o público-alvo e as especificidades da Educação Infantil.

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Thays Marinho Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisas de Estudos Pedagógicos (GPEP/CNPq/UESB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP/CNPq/UESB).

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Pubblicato

2025-06-10

Come citare

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Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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