Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090

Palavras-chave:

Hiperautor, Podcast, Modos de design

Resumo

A realização de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, durante o período de atividade remota no ensino superior, nos despertou a necessidade de refletir sobre a produção de textos na cultura digital. O ciberespaço, local de construção colaborativa de textos, amplia possibilidades de produção de significados, a partir da utilização de diversos modos de design, reverberando um arquitexto. Este artigo objetiva analisar como o trabalho com hipertexto, mais especificamente Podcasts, com alunos de cursos de licenciatura contribuiu para reflexões sobre a formação do hiperautor no contexto universitário. Esperamos discutir sobre a virtualização da escrita, especialmente nesse período em que práticas textuais estão sendo realizadas de forma mais intensiva mediadas pelas TD.

Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação (UFPB). Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEFS). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Universitária (NEPPU/CNPq).

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C. Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1066–1090, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11823. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"