Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090

Palabras clave:

Hiperautor, Podcast, Modos de design

Resumen

A realização de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, durante o período de atividade remota no ensino superior, nos despertou a necessidade de refletir sobre a produção de textos na cultura digital. O ciberespaço, local de construção colaborativa de textos, amplia possibilidades de produção de significados, a partir da utilização de diversos modos de design, reverberando um arquitexto. Este artigo objetiva analisar como o trabalho com hipertexto, mais especificamente Podcasts, com alunos de cursos de licenciatura contribuiu para reflexões sobre a formação do hiperautor no contexto universitário. Esperamos discutir sobre a virtualização da escrita, especialmente nesse período em que práticas textuais estão sendo realizadas de forma mais intensiva mediadas pelas TD.

Descargas

Biografía del autor/a

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação (UFPB). Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEFS). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Universitária (NEPPU/CNPq).

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

ANECLETO, Úrsula Cunha. Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1066–1090, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11823. Acesso em: 6 jun. 2025.

Número

Sección

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.