Memórias de professores (as) ribeirinhos (as) do campo
formação, docência e vivência na/da escola
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18745Palavras-chave:
Memórias, professores, prática docente, escola ruralResumo
O artigo é resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado iniciado em fevereiro de 2024 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação, vinculado a linha de pesquisa Educação, Estado e Territorialidades - PPGCITE da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba, que teve como proposta resgatar as memórias de professoras/es ribeirinhos das ilhas de Abaetetuba, nos anos de 1970. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque nos estudos sobre memórias, embasados nos escritos de Ecléa Bosi (1979), Lobato (2014), Pacheco (2013), entre outros, que embasaram o trabalho com as professoras entrevistadas. O trabalho aponta para a necessidade do registro histórico do trabalho docente iniciado por essas professoras nas suas respectivas comunidades, bem como, mostra como elas foram importantes para a educação/escolarização dos sujeitos das comunidades, dado a inexistência de escolas nas comunidades nesse período histórico do país, momento em que a educação era privilégio de poucas pessoas, principalmente dos moradores dos grandes centros urbanos.
Downloads
Referências
ABAETETUBA. Prefeitura. Certidão de tempo de serviço, 1993.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
BOSI, ECLEA. Memória e sociedade: lembranças de velhos. T. A. QUEIRÓS, EDITOR, LTDA. São Paulo, 1979.
BOSI, ECLÉA, A pesquisa em memória social. Psicologia USP. São Paulo, 1993, p. 177-284.
ELIAS, Lina Gláucia Dantas; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; FERNANDES, Roseana Reis. Memorias de professoras ribeirinhas. In: ELIAS, Lina Gláucia Dantas; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; FERNANDES, Roseana Reis (Orgs). Memória e docência: experiências formativas em Abaetetuba, 2011, p 13-25.
HAGE, Salomão Mufarrej. Classes multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica. In: HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs) Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das Escolas Multisseriadas no Pará, 2005, p. 42-60.
LOBATO, Vivian da Silva. Educação, Memória e História: Possíveis enlaces. Revista Margens, v. 8, nº 10, 2014, p. 65-75.
LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Educação e sociedade na Amazônia em mais de meio século. Revista Cocar, 2007, v. 01, n. 1/jan/jun, p. 17-45.
O`DWYER, Eliane Cantarino. O papel social do antropólogo: aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
PACHECO, Agenor Sarraf. No rastro da memória: trajetórias e desafios da educação em Melgaço-Pa. In: ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra; SILVA, Érbio dos Santos (Orgs). Educação ribeirinha: saberes, vivencias e formação no campo. Belém-Pará, 2013, p 43-69.
PEREIRA, Rosenildo da Costa. Identidade étnica, formas de enquadramento institucional, modos de fazer e práticas de uso dos ribeirinhos Amazônidas: o caso do assentamento quilombola na ilha de Campompema, Abaetetuba, Pará. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Antropologia UFPA, Belém-Pará, 2023, 230 p.
PORTELLI, Alessandro. História Oral: uma relação dialógica. In: História Oral como arte de escuta. (Tradução Ricardo Santhiago). São Paulo: Letras e Vozes, 2016, p. 9-24.
PORTELLI, Alessandro. Sempre existe uma barreira: a arte multifocal da história oral. In: Ensaios de história oral. (Tradução Fernando Luiz Cássio e Ricardo Santhiago). São Paulo: Letra e Voz, 2010, p. 19-35.
SILVA, Maria Dolores Lima da. A Amazônia e o desenvolvimento: aspectos da trajetória das políticas públicas na região. REB - Revista de Estudios Brasileños I, Volumen 7 - Número 15, 2020, p. 219-232. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/13743/1/Artigo_AmazoniaDesarrolloAspectos.pdf. Acesso em: 20/05/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).