Memórias de professores (as) ribeirinhos (as) do campo

formação, docência e vivência na/da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18745

Palavras-chave:

Memórias, professores, prática docente, escola rural

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado iniciado em fevereiro de 2024 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação, vinculado a linha de pesquisa Educação, Estado e Territorialidades - PPGCITE da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba, que teve como proposta resgatar as memórias de professoras/es ribeirinhos das ilhas de Abaetetuba, nos anos de 1970. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque nos estudos sobre memórias, embasados nos escritos de Ecléa Bosi (1979), Lobato (2014), Pacheco (2013), entre outros, que embasaram o trabalho com as professoras entrevistadas. O trabalho aponta para a necessidade do registro histórico do trabalho docente iniciado por essas professoras nas suas respectivas comunidades, bem como, mostra como elas foram importantes para a educação/escolarização dos sujeitos das comunidades, dado a inexistência de escolas nas comunidades nesse período histórico do país, momento em que a educação era privilégio de poucas pessoas, principalmente dos moradores dos grandes centros urbanos.

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Biografia do Autor

Rosenildo da Costa Pereira, Semec/ufpa

Pos doutorando em cidades, territorios, identidades e educacao pela ufpa. Doutor em antropologia pela ufpa. mestre em educação pela uepa. especialista em educação do campo ufpa. graduado em pedagogia ufpa

Vivian da Silva Lobato, UFPA

Pos doutora em educação (psicologia) e doutorado em educação (Psicologia)

Referências

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

PEREIRA, Rosenildo da Costa; LOBATO, Vivian da Silva. Memórias de professores (as) ribeirinhos (as) do campo: formação, docência e vivência na/da escola. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18745, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18745. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18745. Acesso em: 22 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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