Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Ensino Fundamental, concepções algébricas

Resumo

Neste trabalho apresentam-se resultados decorrentes de uma prática realizada com alunos de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, com o intuito de analisar estratégias evidenciadas por estudantes de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental quando estes operam com atividades investigativas envolvendo o conteúdo da álgebra. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estiveram alicerçados nas ideias de Usiskin (1995) quanto às concepções algébricas; e, Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) na Investigação Matemática. Os dados foram obtidos por meio de gravações de áudio, diário de campo do professor e estudantes. Salienta-se que os estudantes tiveram momentos de autonomia, formulando diferentes estratégias acerca de atividades investigativas. 

Downloads

Publicado

21/12/2018

Como Citar

MACCALI, L.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 35–50, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4216. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)