Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50Palavras-chave:
Investigação Matemática, Ensino Fundamental, concepções algébricasResumo
Neste trabalho apresentam-se resultados decorrentes de uma prática realizada com alunos de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, com o intuito de analisar estratégias evidenciadas por estudantes de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental quando estes operam com atividades investigativas envolvendo o conteúdo da álgebra. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estiveram alicerçados nas ideias de Usiskin (1995) quanto às concepções algébricas; e, Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) na Investigação Matemática. Os dados foram obtidos por meio de gravações de áudio, diário de campo do professor e estudantes. Salienta-se que os estudantes tiveram momentos de autonomia, formulando diferentes estratégias acerca de atividades investigativas.
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