A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553

Mots-clés :

Formação docente. Gestão democrática. Políticas Educacionais.

Résumé

A gestão democrática escolar deve proporcionar espaços cooperativos de formação profissional dos educadores que compõem a equipe. Diante da relevância de discutir sobre a temática, o presente artigo objetivou desenvolver uma análise teórico-reflexiva sobre os processos de gestão democrática e a formação docente no contexto escolar. O caminho metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, a fim de dar suporte teórico ao estudo com base em autores como Libâneo (2015), Veiga (2013), Tardif (2017), Tardif e Lessard (2014), Gatti (2013), Nóvoa (2013, 2014) e Luck (2017). A partir das análises empreendidas, conclui-se que a gestão escolar democrática deve fazer da escola um lugar de autonomia docente, tornando os profissionais protagonistas de seu próprio aperfeiçoamento constante

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Publié-e

2020-08-18

Comment citer

SERPA, Ivana Almeida; DE SOUZA, Débora Velasque; PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; DINARDI, Ailton Jesus. A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 543–553, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9396. Acesso em: 6 juin. 2025.

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