Uma reflexão sobre as diferentes abordagens pedagógicas e a finalidade das atividades experimentais no campo do Ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p349-364Palavras-chave:
Investigação, Demonstração, Verificação, LaboratórioResumo
Nesse artigo buscamos discutir sobre as abordagens e a finalidade do ensino experimental, a fim de ampliar as possibilidades de trabalho docente com atividades experimentais no campo educacional. A metodologia que adotamos constou da leitura prévia de seis artigos científicos relacionados ao tema, os quais foram lidos, analisados e sintetizados em mapas conceituais. Identificamos que as atividades experimentais pedagógicas são classificadas em demonstrativas, verificativas e investigativas, e que ainda podem ser divididas em abertas ou fechadas, critério que varia de acordo com o nível instrucional. No que se refere à finalidade, é consenso que as atividades experimentais didáticas possuem desígnios diferentes das atividades experimentais científicas. Concluímos que o ensino experimental é um campo diversificado, o que torna relevante o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir com o conhecimento docente no sentido de possibilitar a ampliação da visão dos professores acerca dessa vertente.
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