PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DE MOSSORÓ/RN (PETEM): VIVÊNCIAS E SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA ACADÊMICA

Autores

  • Elane da Silva Barbosa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Márcia Jaínne Campelo Chaves FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE - FVJ
  • Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p154

Palavras-chave:

Educação tutorial. Enfermagem. Formação.

Resumo

Este estudo objetiva resgatar o processo de construção do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Enfermagem de Mossoró – PETEM, no Rio Grande do Norte. Trata-se de investigação qualitativa, descritiva, tendo enquanto estratégias de coleta dos dados: entrevista semiestruturada e grupo focal. Contou-se com quinze colaboradores, sendo cinco egressos e quatro integrantes do PETEM, uma ex-tutora, dois docentes e três discentes. O processo seletivo do Programa passou por transformações ao longo do tempo. Realiza ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo dificuldade de empreender atividades extensionistas em virtude da carga horária do curso de enfermagem. Assim, esta pesquisa registrou a história desse Programa, demonstrando a sua importância para a formação em enfermagem.

Biografia do Autor

Elane da Silva Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

MESTRA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN. ALUNA DO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE - FVJ.

Márcia Jaínne Campelo Chaves, FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE - FVJ

BACHARELADA EM ENFERMAGEM PELA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE - FVJ.

Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Doutora na área de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Enfermagem pela UFRN. Professora Adjunto IV da Faculdade de Enfermagem de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

16/04/2017

Como Citar

BARBOSA, E. da S.; CHAVES, M. J. C.; FERNANDES, S. C. de A. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DE MOSSORÓ/RN (PETEM): VIVÊNCIAS E SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA ACADÊMICA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 154, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p154. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2398. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)