EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE CLASSES POPULARES E CONSTRUÇÕES DO FUTURO

Autores

  • Máximo Augusto Campos Masson Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Teresa Vianna Van Acker UNIP(universidade paulista)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p100

Palavras-chave:

Classes Populares. Perspectivas de Futuro. Habitus de Classe.

Resumo

Abordam-se relações entre escolarização e visões de futuro de jovens das classes subalternas, a partir de pesquisa envolvendo estudantes do ensino médio de grandes cidades brasileiras. Buscou-se compreender o processo de construção das expectativas profissionais e das estratégias para concretizá-las, considerando: posição social; percepções sobre experiências escolares; características culturais de familiares e amigos; influências de professores; estereótipos sobre as classes populares e mudanças econômicas no Brasil. A análise fundamenta-se em Bourdieu, Lahire e Elias, empregando-se instrumentos de pesquisa como: observação etnográfica, entrevistas e questionários. Entre os resultados obtidos encontramos a presença de visões de futuro distintas dos estereótipos do senso comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Máximo Augusto Campos Masson, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Sociologia, Mestre e Doutor em Educação, professor de Sociologia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Teresa Vianna Van Acker, UNIP(universidade paulista)

Bacharel em História, Mestre e Doutora em Educação. Professora de Licenciatura de Didática da História (UNIP)  e coordenadora da área de História do Colégio Objetivo.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

MASSON, Máximo Augusto Campos; VAN ACKER, Maria Teresa Vianna. EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE CLASSES POPULARES E CONSTRUÇÕES DO FUTURO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 100, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p100. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4055. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.