Sobre a Revista

Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. 

Google Schoolar - Citações

Qualis Capes 2017-2020: A2 Educação

Anúncios

Falha no envio de e-mails

2025-04-25

Aviso importante!


Um problema no sistema OJS está impedindo que o sistema envie e-mails.
O sistema não está enviando e-mails como o de confirmação de cadastro, de confirmação de submissão e de acompanhamento das fases editoriais.
Pedimos que os autores façam login em suas contas e acompanhem o processo pelo sistema.
A UFAL e a equipe editorial estão trabalhando para resolver este inconveniente o mais breve possível.


Pedimos desculpas aos autores e leitores por este transtorno.

Saiba mais sobre Falha no envio de e-mails

Edição Atual

v. 17 n. 39 (2025)
					Visualizar v. 17 n. 39 (2025)

Revista Debates em Educação | v. 17 n. 39, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2025-01-17

Expediente

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

  • A pesquisa narrativa como princípio estruturante da formação docente um diálogo entre Escola-Universidade

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18690
    José Edilmo Ferreira da Silva, Maria Amália de Almeida Cunha, Priscila de Oliveira Coutinho
    e18690
  • Professores em início de carreira o que dizem as pesquisas recentes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18783
    Beatriz Oliveira Picelli, Laura Noemi Chaluh
    e18783
  • O início da docência fios e tramas que se tecem na constituição da professora iniciante

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18916
    Marciene Aparecida Santos Reis, Ana Maria Falcão de Aragão
    e18916
  • Narrativas de professores/as iniciantes experiências, sentidos e enfrentamentos da docência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18962
    Ivonete Susmickat
    e18962
  • A A aprendizagem docente de professores formadores em início de carreia contribuições do Diário Reflexivo Acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18954
    Giovanna Martin-Franchi
    e18954
  • “Que horas a gente sai professor/a?” tornar-se docente nos emaranhados da vida

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18713
    Tiago Amaral Sales, Renata Priscila da Silva
    e18713
  • Desenvolvimento profissional e constituição docente de professores iniciantes da educação infantil o programa de mentoria como proposta de indução

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18905
    Thays Marinho Oliveira, Lúcia Gracia Ferreira
    e18905
  • Aprendizagem profissional da docência em narrativas reflexivas de pesquisaformação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18840
    Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
    e18840
  • A entrada na docência narrativas de pedagogas iniciantes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18914
    Letícia Oliveira Guarisa, Fernanda Lahtermaher
    e18914
  • Cartas reflexivas de professores iniciantes

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18858
    Alexandre Saul, Thais Morgado dos Santos Carvalho
    e18858
  • A criação de um espaço de investigação e de formação, com docentes em início de carreira

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18950
    Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Vania Finholdt Angelo Leite, Conceição Leal da Costa
    e18950
  • Iniciação à carreira docente desafios e aprendizagens do ser professora

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19002
    Adriana Lima Monteiro Cunha, Neide Cavalcante Guedes
    e19002
  • A docência como uma trilha descobertas no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19027
    Henrique Frey, Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
    e19027
  • Professoras Iniciantes da Amazônia Acreana o ingresso na docência antes da formação para o Magistério

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902
    Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Adriana Ramos dos Santos, Cleidiane Lemes de Oliveira
    e18902
  • O papel do coordenador pedagógico no suporte aos professores iniciantes uma abordagem dialógica inspirada em Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18984
    Allisson Roberto Isidorio, Ademar de Lima Carvalho, Jocyare Cristina Pereira de Souza
    e18984
  • Memórias da inserção narrativas de professoras experientes em turmas de alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18925
    Gabriel Murillo Rocha da Cruz, Giseli Barreto da Cruz
    e18925
  • Professor iniciante frente a situações complexas de ensino desafios do processo de aprendizagem sobre a profissão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19040
    Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Iure Coutre Gurgel, Isabel Maria Sabino de Farias
    e19040
  • Professores iniciantes no contexto da alfabetização de crianças em classes multisseriadas em escolas do/no campo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18747
    Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Maria Divina Ferreira Lima
    e18747
  • Experiências de professoras iniciantes com práticas de leitura e escrita na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985
    Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, Adélia Meireles de Deus, Aurismar Ferreira de Sousa
    e18985
  • Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Básica reflexos na saúde e no exercício da docência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18852
    Laiane Santos Santana, Lilian Moreira Cruz, Alexandre José dos Santos
    e18852
  • O início da atuação profissional docente a partir do acolhimento contextos, pressupostos e contribuições conceituais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18889
    Graciele Crestina Grosbelli Schumann, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Marilandi Maria Mascarello Vieira
    e18889
  • Início de carreira e a formação inicial docente um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18884
    Luana Santos Sales, Viviane Briccia, Humberto Cordeiro Araujo Maia
    e18884
  • Professores iniciantes na Educação Superior em foco, a Licenciatura em Química das universidades estaduais cearenses

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19005
    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Luciana Rodrigues Leite, Manuel Bandeira dos Santos Neto
    e19005
  • Formação de professores nas escolas do campo na Transamazônica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18959
    Maria do Socorro Oliveira Moraes, Fabíola Aparecida Ferreira Damacena
    e18959
  • Afroafetos na formação docente (Auto)narrativas de cuidado ontoepistêmico no MAfroEduc Olùkọ́

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18932
    Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Fernanda Lopes Rodrigues, Raimunda Nonata da Silva Machado
    e18932
  • Reflexões sobre formação docente o complexo processo de tornar-se professor

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19051
    Luciana Bandeira Barcelos
    e19051
  • Memórias de professores (as) ribeirinhos (as) do campo formação, docência e vivência na/da escola

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18745
    Rosenildo da Costa Pereira, Vivian da Silva Lobato
    e18745
  • Narrativas tecidas pela “Substância” Identidade, Performatividade e Subjetividade de professores iniciantes no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18878
    Laiz Mara Meneses Macedo
    e18878
  • Narrativas do cotidiano docente da romantização da infância à naturalização do aprender

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18877
    Aurelice Maria de Oliveira Paula, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
    e18877
  • Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão uma análise no contexto do Rio Grande do Sul (RS)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18834
    Bernardo Mattes Caprara, Júlio Jardim Pinheiro, Giovana Raupp dos Santos
    e18834
  • Professores alfabetizadores em início de carreira entre o fazer e o pensar sobre o fazer

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18929
    Selma Costa Pena
    e18929
  • Narrativas autobiográficas de professores iniciantes desafios e superações na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18867
    Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo
    e18867
  • Formação Continuada em Educação Física nas interfaces com a pesquisa narrativa um balanço de produção

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19076
    Mauro José de Souza, Warley Carlos de Souza
    e19076
  • Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem narrativas professorais sobre leitura e escrita

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19042
    Shirlane Maria Batista da Silva Miranda, Antônio Luiz Alencar Miranda, Érica Layanne Rocha da Silva
    e19042
  • Educación superior y expansión biográfica El curriculum narrado desde los horizontes para la formación inicial de profesoras

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18813
    Maria Florentina Lapadula, Luis Porta, Jonathan Aguirre
    e18813
  • Percepções de coordenadores escolares acerca de suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18839
    Daniel Martins Braga, Elcimar Simão Martins, Osmar Hélio Alves Araújo
    e18839
  • Docência iniciante, alteridade e Educação em Direitos Humanos desafios para a prática pedagógica inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18941
    Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho
    e18941
  • Memórias e utopias em movimento percursos formativos e o constituir-se professor

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18871
    Julio Bispo dos Santos Junior
    e18871
  • A inserção profissional de professores iniciantes na educação profissional e tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18926
    Virgínia Soares de Campos, Cristhianny Bento Barreiro
    e18926
  • Narrativas (auto)biográficas trajetórias de professoras iniciantes no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18898
    Sebastião Kennedy Silva Soares, Selva Guimarães
    e18898
  • Formação docente e subjetividades errantes uma vida docente para além das políticas da recognição

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18777
    Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Walter Omar Kohan
    e18777

Artigos

  • A licenciatura em Pedagogia no Brasil fontes documentais e indicadores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16888
    Vâner Lima Silva, Angela Maria Martins
    e16888
  • Problema de modelagem e problema de palavras proposição feita por alunos do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538
    Karina Alessandra Pessoa da Silva, Emerson Tortola, Tatiane Cristine Pessoa
    e17538
  • A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883
    Marta Silva Lima Mondini, Silvio Antonio Rodrigues Martins Jr, Nestor Cortez Saavedra Filho
    e17883
  • Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683
    Saulo Macedo de Oliveira, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
    e18683
  • Ensino médio integrado à educação profissional análise e contextualização sociopolítica (2014 a 2022)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17570
    André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman
    e17570
  • As Contribuições do Pensamento Computacional na Educação Básica a Tecnologia como Ferramenta na Sala de Aula

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18396
    Lidiane Caroline Sales Macedo, Fábio José da Costa Alves
    e18396
  • Pesquisa-ação, memória e oralidade perspectivas para o ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16889
    Joelton Rezende Gomes, Jussara Santos Pimenta
    e16889
  • Educação das infâncias as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542
    Heloisa Elesbão, Sueli Salva
    e17542
  • A mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos no contexto das Casas Familiares Rurais o papel dos instrumentos pedagógicos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17972
    Elson Silva Sousa, Elmo de Souza Lima
    e17972
  • Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658
    Fabiane de Oliveira Afonso Alves, Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Márcio André Leal Bauer, Guilherme Lerch Lunardi
    e16658
  • A compreensão de graduandos em pedagogia sobre a relação entre plágio e inteligência artificial para escrita de textos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17526
    Bruna de Oliveira Passos Vital, Carlos Lopes
    e17526
  • Percepção de professores e servidores da rede estadual de ensino sobre o atendimento multiprofissional em saúde mental os benefícios da telessaúde

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17599
    Carla Luiza da Silva, Daniela Frizon Alfieri, Dannyelle Cristina da Silva, Cristiano Massao Tashima
    e17599
  • Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453
    Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito
    e18453
  • A equidade existe na matemática? A inclusão de um estudante com TEA

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275
    José Jorge de Sousa, Silvanio de Andrade
    e17275
  • Trajetórias docentes múltiplas vozes em um acervo de história pública

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17550
    Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, Everardo Paiva de Andrade
    e17550
  • Precarização do trabalho alienado reflexo da mutação dos aparelhos produtivos no sistema educacional

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18922
    Rafael André de Barros, Edna Cristina do Prado
    e18922
  • Permanências ou Continuidades? Os sentidos de Pedagogia nas Políticas Públicas Educacionais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172
    Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
    e18172

Entrevistas

  • Pedagogias críticas e educação para hoje entrevista com Peter Mclaren

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19209
    Luis Bonilla-Molina, Allisson Goes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e19209

Resenhas

  • Do mar do Caribe à beira do Madeira historiografia, cultura e imigração

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17280
    Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
    e17280
Ver Todas as Edições